Mural com Elza Soares, que faleceu nesta quinta-feira, fica na ciclovia da Avenida Baronesa de Mesquita e valoriza a luta antirracista nacional e internacional
Elza Soares, um dos maiores nomes da música brasileira, faleceu nesta quinta-feira, dia 20 de janeiro. A cantora é uma das personalidades homenageadas pelo projeto Revitaliz’Art, criado pela Prefeitura Municipal de Mesquita em 2017. O mural no qual ela aparece reflete a valorização da história negra no mundo e fica na ciclovia da Avenida Baronesa de Mesquita, próximo à estação de trem Edson Passos.
A fim de ressignificar os espaços públicos da cidade, o projeto Revitaliz’Art aproveitou a oportunidade para enaltecer líderes e personalidades negras que fizeram história no cenário nacional e global. “Utilizamos como parâmetro a relevância desses personagens para a questão da luta antirracista. Dessa forma, verificamos diversas áreas de atuação e tomamos como base, principalmente, duas referências mundiais: Martin Luther King Jr. e Nelson Mandela”, explica o subsecretário municipal de Cultura, Kleber Rodrigues.
Responsáveis pelo mural, os artistas Acme, Mazola e Brutto levaram duas semanas para finalizar a obra, que tem 24 metros de extensão e ficou pronta no ano passado. “Homenagear essas personalidades negras, em um momento de tanta confusão e racismo no mundo, é incrível. Principalmente, quando elas afirmam o discurso antirracista com a não violência através da política e da arte”, reflete Acme.
Homenagem aos demais artistas
Além de Elza Soares, outras personalidades negras ligadas às artes foram homenageadas no mural. Como, por exemplo, Zezé Motta, Ruth de Souza, Bezerra da Silva, Milton Gonçalves e Abdias do Nascimento. Representando o esporte, o escolhido foi o símbolo do futebol no Brasil, Pelé. Na área da política, há nomes que fizeram a diferença, como Martin Luther King Jr., Nelson Mandela, José do Patrocínio e Lélia Gonzales. Outros nomes são o de André Rebouças, engenheiro e inventor brasileiro, e o do líder do maior quilombo da era colonial, Zumbi dos Palmares.
Não segue as redes sociais da Prefeitura de Mesquita?
Então, clique aqui para seguir o Instagram; e aqui para acompanhar tudo que rola na página do Facebook
Quer ler mais sobre o que acontece no município de Mesquita?
Então, acesse nosso Portal de Notícias!