Dessa vez, o intuito é debater estudos e um planejamento estratégico de incentivo ao turismo
Como um estímulo ao turismo na Baixada Fluminense, representantes de Mesquita participaram de nova reunião do projeto Baixada Verde. O encontro aconteceu na última terça-feira, 10 de maio, em São João de Meriti, para debater os próximos passos estipulados pelos estudos e planejamento estratégico da iniciativa.
Para isso, as dez cidades participantes assistiram à apresentação do grupo de trabalho, que é feito conjunto com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. “O resultado de toda e qualquer reunião do Baixada Verde é sempre muito positiva no que tange o desenvolvimento do turismo na nossa região. Principalmente, porque ali é um espaço de troca de experiências, onde nós podemos ouvir o que os outros municípios estão fazendo e colaborar, de alguma forma, com o crescimento de todos esses espaços”, reflete o subsecretário municipal de Turismo de Mesquita, Kleber Rodrigues.

Mesquita, por exemplo, tem investido em intervenções em locais de grande movimentação, caso do Monte Guararapes. Também conhecido como Monte Horebe, a região faz parte da Área de Proteção Ambiental da cidade e conta, portanto, com trilhas para os aventureiros. “Nós temos, também, um grande fluxo de religiosos no município que utilizam esse espaço para as suas manifestações. Então, esse é um lugar que precisava e merecia esse cuidado”, diz Kléber.
Entre alguns dos outros projetos municipais citados, estavam a criação de um parque municipal natural em gericinó; a ciclovia da Avenida Baronesa de Mesquita; e outras obras que transformarão a cidade numa centralidade urbana.
Baixada Verde
Mesquita faz parte do projeto Baixada Verde desde 2017. De lá para cá, tem trabalhado ao lado de outros nove municípios, todos situados em regiões com mata atlântica, fauna e flora diversas, fontes de águas limpas e outras atrações turísticas na Baixada Fluminense, com a intenção de fortalecer a região. Isso estimulando o turismo nessas áreas, trazendo mais visibilidade e investimentos para essas cidades.