Cerimônia foi realizada na quadra poliesportiva do espaço e foi direcionada às turmas de Auxiliar Administrativo, Defesa do Consumidor e Inglês Básico
A Praça PEC, em Santo Elias, ficou movimentada na noite da última quarta-feira, dia 19 de maio. Na quadra poliesportiva do espaço, 27 alunos receberam seus certificados dos cursos de Auxiliar Administrativo, Inglês Básico e Defesa do Consumidor. Os três são oferecidos pela Prefeitura de Mesquita na própria Praça PEC, a partir da Subsecretaria Municipal de Cultura Esporte, Lazer e Turismo. Oportunidades que têm sido valorizadas pela população da área.
“Tenho 45 anos, sou professora da rede particular de ensino e, com a pandemia, me senti bem insegura em relação ao trabalho. Com isso, decidi apostar em outras formações, para abrir mais portas. E também convenci minha filha, Lívia, e o amigo dela, Pedro, que é como um filho para mim, a se inscreverem comigo. Eles terminaram o ensino médio recentemente e, assim, eles também se preparam para o mercado de trabalho”, avalia Ligia Damazio, que participou da turma de Auxiliar Administrativo.




Vagas abertas para nova turma de Auxiliar Administrativo
Agora, estão abertas as inscrições para uma nova turma de Auxiliar Administrativo, um dos cursos oferecidos na Praça PEC. A intenção é que o mesmo aconteça em relação aos cursos de Inglês Básico e de Defesa do Consumidor. No entanto, antes disso, uma análise sobre a demanda nessas duas áreas está sendo feita.
“Estamos cadastrando as pessoas interessadas nessas turmas, assim como na de Atendimento ao Público, outro curso oferecido, que está com aulas em andamento atualmente. A partir desse número de interessados, vamos convocando-os e formando as turmas. Defesa do Consumidor, até por se tratar de uma área um pouco mais específica, é realizado em temporadas, com edições esporádicas, sempre de acordo com a demanda”, explica Michelle Garcia, que coordena os cursos oferecidos na Praça PEC.
As inscrições são realizadas na própria Praça PEC, das 9h às 17h. É preciso levar documento original de identidade com foto, CPF e comprovante de residência. Além disso, também é solicitada uma foto 3X4 da pessoa interessada.
“As vagas são preferencialmente para mesquitenses, mas não fechamos as portas para moradores de cidades próximas. Sabemos que muitos têm interesse e, quando temos vagas sobrando ou desistências, encaixamos”, avisa Michelle.
Área revitalizada
A Praça PEC foi inaugurada em 2020, ainda em um período de muitas incertezas, por conta da pandemia do novo coronavírus. Com isso, algumas atividades previstas para serem desenvolvidas ali precisaram de um pouco mais de tempo para serem implementadas.
“Na época em que estava em obras, a gente ouvia alguns moradores daqui perguntando: ‘será que essa praça vai acontecer mesmo?’. Hoje, é gratificante demais ver não só a população correndo e brincando aqui, se exercitando de manhã, à tarde, à noite, com toda essa movimentação, mas também se qualificando para buscar crescimento profissional ou, para muitos alunos que temos, uma oportunidade para conquistar seu primeiro emprego”, analisa Humberto Garcia, coordenador do Procon de Mesquita e professor da turma de Defesa do Consumidor.
Mais segurança com os cursos realizados na Praça PEC
A área em que a Praça PEC está localizada – na Rua Cesário 659, no bairro Santo Elias – nem sempre foi tão prestigiada pelos mesquitenses. De acordo com o subsecretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Mesquita, Kleber Rodrigues, muitos moradores tinham até receio de passar por ali durante a noite.
“Chamavam aqui de Rua do Perdeu. O medo de assaltos era constante, o que afastava a própria população da região. Com a instalação da Praça PEC, dois problemas foram solucionados: Santo Elias ganhou essa opção farta de lazer, esporte e cultura e os mesquitenses já podem circular com mais segurança por ali”, defende Kleber.