Atletas da natação, por exemplo, conquistaram 10 medalhas de ouro, 17 de prata e 15 de bronze
Julho começou com comemoração para os atletas mesquitenses. No último domingo, dia 3 de julho, Mesquita se consagrou como a grande campeã da 23ª edição dos Jogos da Baixada. Isso, depois de ter conquistado diversos títulos em modalidades e categorias diferentes, levando o município ao primeiro lugar na colocação geral do torneio. É a primeira vez, em 22 anos, que Mesquita conquista a primeira posição, superando as 13 cidades participantes na competição.
Esse destaque evidencia os passos que o município tem dado para levar atletas mesquitenses à potência esportiva na Baixada Fluminense. Principalmente porque as modalidades da competição, como handebol, vôlei, atletismo, basquete, natação, xadrez e futsal, já são oferecidas gratuitamente nos equipamentos da prefeitura, como Praça PEC e Vila Olímpica.
Na natação, por exemplo, Mesquita conquistou o 2º lugar no pódio da categoria sub-14 feminino e 2ª posição com a categoria sub-17 feminino, além de ter conquistado o 3º lugar com os atletas do masculino na categoria sub-17. No total, foram 15 medalhas de bronze, 17 de prata e 10 de ouro.

Karla Loyola é professora de natação na Vila Olímpica e esteve à frente com os atletas, juntamente com o professor Márcio Monteiro. Ela conta que é motivo de orgulho ver o destaque alcançado por Mesquita na competição, superando municípios que são frequentemente campeões no torneio.
“Essa conquista é o resultado de um trabalho de muito afinco e amor desempenhado ao longo do ano. Aqui, nós geramos atletas focando na qualificação do alto rendimento, que requer as bases da educação física. Por isso, é um trabalho amplo, que promove saúde física e mental, dentro do contexto social desse aluno”, valoriza a profissional.
Colhendo frutos
A conquista mostra que Mesquita vem trilhando o caminho certo. Os investimentos voltados para o esporte no município referenciam, cada vez mais, atletas de alto rendimento em diversas modalidades e categorias. Prova disso é que muitos deles já foram destaque em competições de âmbito estadual e nacional, trazendo para casa medalhas, títulos e reconhecimento de que Mesquita tem se dedicado para oferecer a melhor infraestrutura de equipamentos públicos.
“A palavra que define esse último final de semana não pode ser outra além de orgulho. E esse sentimento se estende a todos os profissionais que trabalham coletivamente no governo e que foram importantes para essa conquista significativa para o município. Agora, o trabalho continua e esperamos que Mesquita tenha uma hegemonia esportiva na Baixada Fluminense”, exalta o subsecretário da pasta de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Kléber Rodrigues.
Jogos da Baixada
Após dois anos de pandemia, o torneio enfim pôde retornar às atividades. Nesta edição, além de Mesquita, participaram municípios como Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaguaí, Japeri, Magé, Nilópolis, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados, São João de Meriti, Seropédica e Mangaratiba, como convidada.