Em parceria com a Secretaria de Educação e a Subsecretaria de Meio Ambiente, equipe conscientiza profissionais e estudantes com o projeto “Escolas Seguras, Alunos Resilientes”
A informação é a melhor forma para a prevenção. Com base nessa ideia, a Defesa Civil realiza um projeto que aborda as medidas de segurança nas escolas do município. Intitulado “Escolas Seguras, Alunos Resilientes”, o programa tem como objetivo preparar tanto estudantes quanto profissionais para situações de emergência e desenvolver a capacidade de percepção de riscos de acidentes e incidentes. O projeto envolve a participação da Secretaria de Educação e da Subsecretaria de Meio Ambiente.
A ideia é, a cada mês, contemplar uma unidade escolar da cidade. A primeira a receber a iniciativa foi a Expedito Miguel, na Vila Emil. Assim, durante uma semana, os alunos do 4º e do 5º ano receberam palestras sobre Noções Básicas de Primeiros Socorros e de Defesa Civil, treinamentos práticos de Acidentes Domésticos e Simulados de Evacuação do Prédio Escolar. Isso sem falar da lição sobre Prevenção de Acidentes com Animais Peçonhentos pelo voluntário e técnico de segurança, Amilton Barbosa, e sobre Educação Ambiental com a responsável pelo setor na cidade, Rosaura Cleam.

“Costumamos realizar ações como essa no município, mas de forma separada. Esse projeto, no entanto, une todas elas para oferecer uma capacitação completa aos mesquitenses”, explica Rholmer Louzada Júnior, secretário municipal de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos. Já o diretor da Defesa Civil de Mesquita, Marlon Araújo, conta ainda que as instruções oferecidas às crianças acontecem de modo diferente. “Para atrair a atenção delas, preparamos atividades lúdicas, que tornam mais fácil a compreensão dos assuntos. Creio que, assim, construiremos uma sociedade cada vez mais consciente e participativa nas ações de desenvolvimento da cultura de prevenção e redução de desastres”, diz.

Encerramento
Os últimos dias do cronograma foram destinados aos treinamentos práticos e exercícios de evacuação da escola em casos de incêndios, além dos procedimentos em ocorrências de acidentes domésticos. Nesses dias, ao contrário dos anteriores, todos os alunos da escola participaram das capacitações junto com os profissionais.
Monique Rosa, subsecretária de Educação de Mesquita, argumenta que educar as crianças sobre a precaução é essencial. “Temos de preparar o ser humano desde pequeno, pois nunca se sabe quando ele irá precisar desses ensinamentos. Além da precaução ser essencial, estamos cumprindo a Lei Lucas e iniciando a introdução da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) nas escolas, prevista pelo Ministério Público do Trabalho, com essas ações“, aborda ela, que ressalta também a importância desse conhecimento para os profissionais da comunidade escolar.
