Ao longo da semana, Escola Municipal Márcio Caulino recebe palestras e atividades sobre educação ambiental, prevenção e segurança nas escolas
Provando que a segurança nunca é demais, a Defesa Civil de Mesquita dá continuidade ao projeto “Escolas Seguras, Alunos Resilientes”. Agora, a unidade que recebe a capacitação é a Escola Municipal Márcio Caulino, na Coreia. Ao longo desta última semana de abril, os alunos e profissionais da instituição receberão palestras e atividades sobre educação ambiental, prevenção e segurança em situações de emergência.
“Para mim, o segredo do sucesso é a união de forças. Através dessa atitude, os processos se tornam mais simples e os grandes resultados ficam mais perto do nosso alcance. Dessa forma, trabalhamos junto com a Subsecretaria de Meio Ambiente para oferecer o apoio necessário à Defesa Civil nesse projeto”, aborda Monique Rosa, subsecretária de Educação de Mesquita.

Nos cinco dias, serão ministradas, para os alunos do 4º e do 5º ano, palestras sobre noções básicas de primeiros socorros e de Defesa Civil, lições acerca da prevenção de acidentes com animais peçonhentos e de Educação Ambiental.
Rholmer Louzada Júnior, secretário municipal de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos, explica que, aos poucos, todas as escolas serão preparadas. “O projeto é trabalhoso, porque atinge muitos aspectos. Porém, a cada mês, temos em mente alcançar pelo menos uma unidade. Em março, iniciamos o trabalho na Escola Municipal Expedito Miguel, na Vila Emil”. Rholmer adianta que já possui uma lista com mais seis escolas para a capacitação neste ano.
Para encerrar o projeto, a equipe da Defesa Civil realizará treinamentos práticos de acidentes domésticos e simulados de evacuação de prédio escolar. No entanto, essas atividades, em especial, serão direcionadas a todos os estudantes da escola. “Além da teoria, iremos instruir os alunos com exercícios práticos. Assim como em todas as dinâmicas, procuramos realizar ações com caráter lúdico para reter a atenção das crianças. Queremos que elas aprendam e se divirtam ao mesmo tempo”, detalha o diretor da Defesa Civil, Marlon Araújo.
