Escola Municipal Ernesto Che Guevara, na Chatuba, teve semana repleta de atividades comandadas pela Defesa Civil sobre prevenção e segurança
Neste mês, a Defesa Civil de Mesquita levou o projeto “Escolas Seguras, Alunos Resilientes” para mais uma escola. Agora, na Chatuba. A unidade contemplada foi a Escola Municipal Ernesto Che Guevara. Ao todo, 981 alunos e cerca de 100 funcionários receberam a qualificação para lidar em casos de emergência. Os primeiros dias foram direcionados aos estudantes do 7º, 8º e 9º ano. Já os últimos, para todas as turmas da instituição. A atividade aconteceu nesta semana, de 16 a 20 de maio.
O cronograma para os cinco dias de estudo contava com palestras sobre Noções Básicas de Defesa Civil e Educação Ambiental e atividades de Primeiros Socorros e Acidentes com Animais Peçonhentos. No intensivão, estavam incluídos também exercícios de Combate a Princípio de Incêndio e treinamentos práticos com manuseio do extintor de incêndio.

Para encerrar as atividades, a equipe promoveu simulados de Evacuação de Prédio Escolar, para que os envolvidos saibam como agir caso aconteça um incêndio ou outra circunstância de emergência na escola. “A unidade foi evacuada em tempos excelentes, em ambos os turnos. De manhã, a cronometragem foi de 2 minutos e 50 segundos, enquanto que de tarde foi de 2 minutos e 20 segundos. Ou seja, na hipótese de incêndio, acreditamos que os alunos conseguem sair com segurança”, valoriza Marlon Araújo, diretor da Defesa Civil. Depois de chegarem a um lugar seguro, a recomendação é que as crianças e profissionais esperem pelo socorro.
Mesmo após a finalização do projeto na escola, os ensinamentos serão repassados constantemente. “Os professores atuarão como agentes multiplicadores, estimulando a realização de revisões dos conhecimentos que adquiriram e, também, promover exercícios práticos. Essa é uma forma dos alunos não esquecerem os aprendizados e estarem sempre bem preparados”, argumenta o secretário municipal de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos, Rholmer Louzada Junior.

Escolas Seguras, Alunos Resilientes
Desenvolvido pela Defesa Civil, o projeto busca instruir alunos e profissionais para lidar com situações de emergência. O programa recebe também o apoio da Secretaria Municipal de Educação e da Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente. “Até o momento, três escolas entraram nessa agenda: uma na Vila Emil, uma na Coreia e, agora, uma na Chatuba. A intenção é visitar uma unidade escolar a cada mês, até alcançar todas do município”, argumenta a subsecretária de Educação de Mesquita, Monique Rosa.