Simulado reuniu corporações importantes para o salvamento durante um acidente de trânsito em vias públicas
A Secretaria Municipal de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos de Mesquita ficou mais preparada para enfrentar acidentes nesta quarta-feira. Isso porque os agentes da Defesa Civil passaram por um simulado prático de acidentes em vias públicas. Desta vez em parceria com demais órgãos públicos, os profissionais trabalharam com a encenação de uma possibilidade real de acidente.
O treinamento aconteceu na própria sede da Defesa Civil, na Dinâmica. E simulou uma colisão entre dois carros, uma moto e um pedestre. Entre os “feridos” e profissionais da área, compareceram ainda profissionais ligados ao Trânsito e à Segurança Pública do município, ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), à guarda municipal, ao 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro e ao curso de Socorrista Paramédico de Mesquita.
A cena de salvamento durou cerca de 20 minutos, tempo hábil para a avaliação e para os primeiros socorros. “Tivemos aqui, entre os acidentados, uma grávida com o seu marido. Durante a encenação, pessoas tentavam ultrapassar o cordão de isolamento, enfim, fizemos tudo para manter uma noção de realidade”, explicou o gerente da Defesa Civil, Eufrásio Pereira.
Convidados para a ação, o grupo de socorristas paramédicos foi parte integrante deste treinamento. Responsável pelo curso, Márcio Alves destacou a importância de se respeitar o trabalho do poder público durante esse tipo de situação. “O local do acidente precisa de perícia. Então, quando os civis mexem na cena, mesmo com boa intenção, comprometem o trabalho dos agentes públicos. A melhor forma de ajudar é contribuindo com o nosso serviço”, disse ele.
Com ações como esta, o diretor de Ensino e Instrução da Defesa Civil de Mesquita, Edson Ferro, tem a intenção de sensibilizar os usuários das vias, para que estes entendam as complicações dos acidentes.