Agentes ganham conhecimento sobre análises de risco, mobilização preventiva de desastres, enchentes e inundações e formas de controle.
Agentes da Defesa Civil de Mesquita participaram, nos dias 8 e 9 de outubro, do curso sobre Noções de Hidrologia Aplicada as Ações de Proteção e Defesa Civil, na Cruz Vermelha em Nova Iguaçu. A orientação é ministrada pelo Serviço Geológico do Brasil (CPMR).
O aprendizado aborda conceitos básicos de hidrologia – que estuda a ocorrência, distribuição e movimentação da água. E capacita os agentes a compreender os métodos de controle na manipulação e captação das águas durante enchentes e inundações.
O subcoordenador da Defesa Civil de Mesquita, Marlon Araújo, fala sobre a importância do aprendizado. “O curso é de suma importância para as atividades de prevenção aos riscos de desastres, principalmente no que tange a parte de monitoramento e alerta dos rios”, revela. Além disso, segundo um dos agentes do órgão, Márcio Araújo, o curso reforça atividades, revisitando assuntos importantes como a mobilização preventiva e respostas a desastres, em casos de inundações e enchentes. Em Mesquita a Defesa Civil tem realizando o mapeamento de riscos geológicos da cidade, a fim de identificar possíveis rolamentos de pedras e deslizamentos de terra na localidade.

A pesquisadora em geociências da CPMR, Mariana Villas Boas, também explica sobre o curso. “Nesses dois dias, nós dividimos o tema em cinco partes, trabalhando desde a hidrologia superficial até equipamentos e monitoramento desses ciclos hidrológicos”, disse a profissional. O curso, que é vinculado a rede Bravo/SVAC em parceria com a Defesa Civil de Nova Iguaçu, aborda conhecimentos básicos sobre hidrologia e suas consequências, métodos de ação, manipulação e análises dos dados hidrográficos básicos, além de abordagens sobre enchentes, inundações e formas de controle e mobilização preventiva de combate a estas situações.