Cerimônia aconteceu na última sexta-feira, dia 13, e contou com demonstrações práticas de combate a princípios de incêndio e vazamento de gás com fogo em GLP
A última semana marcou o fim de um ciclo para 46 jovens entre 13 e 16 anos de Mesquita. Na última sexta-feira, dia 13 de dezembro, foi realizada a cerimônia de formatura de mais uma turma do curso de Agente de Proteção e Defesa Civil Mirim do município. Desta vez, o grupo foi formado quase que majoritariamente por adolescentes da Chatuba.
“Estamos trabalhando as matrículas direcionadas a regiões específicas da cidade e, neste segundo semestre de 2019, nosso foco foi a Chatuba. Para o ano que vem, devemos buscar os alunos da rede pública que moram na Coreia e em Juscelino”, explica Edison Ferro, diretor de Ensino e Instrução da Defesa Civil de Mesquita.
Prevenção e socorro
Nas aulas, os jovens assistem conteúdos relacionados a diversos temas. E recebem instruções que podem ser necessárias em situações de emergência. Como as medidas a serem tomadas para primeiros socorros, diante de casos de acidentes, e até treinamento prático de combate a princípios de incêndio e vazamento de gás com fogo em GLP. Para mostrar o que aprenderam, alguns dos formandos fizeram demonstrações práticas na cerimônia.
“Se queremos cuidar do nosso futuro, precisamos nos preocupar primeiro com os jovens. São eles a nossa esperança por um mundo melhor. Vejo essa garotada e me encho de orgulho. Estamos formando cidadãos melhores. Conhecimento é algo que nunca conseguem tirar da gente e esses alunos estão começando a entender isso”, valorizou o prefeito.
Para a diarista Roseli Silva, de 40 anos, o curso de Agente de Proteção e Defesa Civil Mirim foi um momento de mudança em sua casa. “É melhor ver meu filho aqui, aprendendo algo que ele vai levar para a vida, do que na rua, correndo riscos. Com essas aulas, ele se divertia e se cansava. Até dormia cedo”, conta a mãe de João Vitor, de 14 anos. Ela já planeja inscrever, no futuro, a filha, hoje com 11 anos, no mesmo curso.