Águas do Rio realizará visitas constantes à cidade para debater metas e prazos relacionados aos serviços no município
Nesta terça-feira, 24 de agosto, a Prefeitura de Mesquita iniciou um ciclo de reuniões que decidirá o futuro das ações de saneamento básico no município. Para isso, secretários e responsáveis da Águas do Rio, nova concessionária dos serviços de água e esgoto, estiveram reunidos para debater metas relacionadas ao assunto. Essas reuniões acontecerão todas as terças-feiras, na própria sede da prefeitura.
Durante o período de operação assistida, o diretor superintendente da Área de Operação dos Municípios de Japeri, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu e Queimados, Luiz Fabbriani, assim como o diretor-executivo, Vitor Gabriel, realizarão visitas ao município para organizar as principais necessidades de intervenção de esgotamento sanitário e abastecimento de água, no que diz respeito às atribuições da concessionária.
“Essas reuniões são importantes, principalmente no que tange o trabalho do município relacionado ao Plano de Saneamento Básico. Estamos prestes a fazer uma revisão daquilo que foi lançado em 2018 e, por isso, é bom compreender quais são as metas e deveres de cada órgão responsável”, explica o secretário municipal de Mobilidade, Infraestrutura e Serviços Públicos, Rholmer Louzada Jr.
Outra preocupação, durante a reunião, foi regularização das elevatórias deixadas pela CEDAE e que estão localizadas no município. Assim como as demais funções de tratamento de esgoto e distribuição de água, esta será uma das responsabilidades passadas para a nova concessionária. Assim, eles colocarão as elevatórias em pleno funcionamento.
Divisão de metas
O começo da transição durante a operação assistida visa, sobretudo, identificar a divisão de metas relacionada aos prazos estipulados para cada assunto. A Prefeitura de Mesquita, por exemplo, trabalha com metas para o Plano de Saneamento em três fases, em curto, médio e longo prazo. Por isso, estiveram envolvidos na reunião, também, o subsecretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Rodrigo Rodrigues, e o responsável pelo PROCON de Mesquita, Humberto Garcia.
As ações coordenadas têm possibilitado o crescimento da cidade em outros aspectos. Recentemente, Mesquita se destacou nas questões ligadas à preservação da natureza e descarte de lixo. Isso segundo o Índice de Conservação Ambiental do Estado do Rio de Janeiro. Entre os seis tópicos abordados pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) para a formação do relatório, a cidade pontuou bem em três, sendo um deles o tratamento de esgoto e descarte de lixo. Isso permitiu que Mesquita fosse o 4º município, entre os 92 considerados pelo Estado, que mais investe na questão. Com isso, a primeira posição no ranking, considerando apenas as cidades da Baixada Fluminense.
Água que é bom nada. Essa águas do rio fechou nossa água. Tem um mês que não cai uma gota na torneira. Aff cai fora águas do rio.