Documento estabelece atitudes a serem adotadas pelos órgãos envolvidos na resposta a possíveis emergências e desastres naturais
Através do Diário Oficial de Mesquita, a Prefeitura divulgou no último dia 8 o Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil. O plano tem por função apresentar as medidas a serem adotadas pelos órgãos do município. Entre os casos apontados, estão inundações, enxurradas, alagamentos, deslizamentos, chuvas intensas, vendavais, estiagem, incêndio florestal, transporte rodoviário, transporte ferroviário e colapso de edificações na cidade.
“O intuito desse plano é reduzir os danos e prejuízos decorrentes de desastres e, assim, restabelecer a normalidade no menor tempo possível”, apresenta Rholmer Louzada Junior, secretário municipal de Mobilidade, Infraestrutura e Serviços Públicos.
A atuação cabe, principalmente, à Secretaria Municipal de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos, através da Subsecretaria Municipal de Defesa Civil. Além disso, o plano visa o estabelecimento de níveis de aviso para o acionamento do Sistema de Alerta e Alarme.
“Existem alguns níveis de acionamento para a implementação do plano. Eles são de vigilância, atenção, alerta e de alerta máximo. Esses estágios vão desde a ação de monitoramento das áreas que possam gerar desastres, por exemplo, até a prontidão para a atuação dos órgãos municipais em casos emergentes”, explica Alex Cruz, diretor de Minimização de Desastres da Defesa Civil de Mesquita. Ele acrescenta que o objetivo principal do manual é prezar pela segurança da população mesquitense.
Não segue as redes sociais da Prefeitura de Mesquita?
Então, clique aqui para seguir o Instagram; e aqui para acompanhar tudo que rola na página do Facebook
Quer ler mais sobre o que acontece no município de Mesquita?
Então, acesse nosso Portal de Notícias!