Depois de reunião no Centro, que aconteceu no último sábado, já são mais de 200 certificados entregues do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil
A Defesa Civil de Mesquita teve 75 voluntários formados, no último sábado, 4 de junho, no Centro. A iniciativa fez parte da formação de mais um Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil. O curso, que já foi ministrado para moradores da Coreia, Vila Emil, Chatuba e Cosmorama, desta vez aconteceu AD Internacional Ministério Moriah, na Rua Júpiter. Com isso, já são 230 pessoas formadas na atividade em Mesquita.
No local, foram passados conhecimentos básicos para a defesa desses civis – uma estratégia para reduzir a ocorrência de desastres no município e, em situações de emergência, facilitar a atuação da Defesa Civil. “A ideia dos núcleos é auxiliar os mesquitenses no dia a dia. Apesar de termos equipes a postos, é bom que a própria comunidade tenha conhecimentos para agir em momentos de emergência. Assim, pode auxiliar no socorro até a chegada da Defesa Civil, dos Bombeiros e de outras instituições no local”, explica o secretário municipal de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos, Rholmer Louzada Junior.

O curso abordou orientações sobre noções básicas de Defesa Civil e de primeiros socorros. Além disso, foram dadas informações sobre prevenção de desastres naturais e combate a princípio de incêndio. Os presentes aprenderam, também, sobre como evitar e agir em casos de acidentes domésticos e sobre o próprio serviço voluntário. Também foram apresentados alguns animais peçonhentos que podem causar pânico caso apareçam em locais públicos. Assim, permitindo que os 75 voluntários da Defesa Civil estivessem formados.
“Atuamos especialmente na prevenção. Quando abordamos o combate a incêndios, por exemplo, explicamos alguns pontos que são importantes quando falamos de segurança, como é o caso do botijão de gás dentro de casa. Assim, a nossa cidade, bem como os moradores, se tornam mais resilientes aos desastres”, explica o Marlon.