Nesta semana, Escola Municipal Irena Sendler, no Centro, recebeu as atividades do projeto “Escolas Seguras, Alunos Resilientes”, que inclui palestras e exercícios práticos relacionados ao tema
A Defesa Civil de Mesquita iniciou o mês de julho com a quinta edição do programa “Escolas Seguras, Alunos Resilientes”. Com o objetivo de capacitar os estudantes e profissionais da rede pública municipal para as possíveis situações de emergência, o projeto chegou na unidade Irena Sendler, que fica no Centro da cidade e funciona em modalidade integral. Ao longo da última semana, as turmas do 8º e 9º ano receberam palestras e participaram de exercícios práticos focados na temática, entre eles o Simulado de Evacuação do Prédio Escolar.

Outra ideia ressaltada na jornada é o desenvolvimento da capacidade de percepção de riscos de acidentes e incidentes, para levar segurança não só às pessoas, mas também ao ambiente escolar. “É de suma importância que os alunos e funcionários saibam exatamente o que fazer em situações emergenciais. Quando algo assim acontece, a primeira coisa que as pessoas fazem é se desesperar. Queremos combater justamente isso”, explica o diretor da Defesa Civil, Marlon Araújo.
Entre as lições ministradas, estavam palestras sobre Noções Básicas de Primeiros Socorros e de Defesa Civil, Prevenção de Acidentes com Animais Peçonhentos e sobre Educação Ambiental. Além desses, se destacaram os treinamentos práticos de Combate a Princípio de Incêndio, Acidentes Domésticos e o Simulado de Evacuação do Prédio Escolar. Esse último marcou o encerramento do projeto na escola, com a participação de todas as turmas, e foi realizado em 1 minuto e 47 segundos.

“Para que todos permaneçam em segurança, eles precisam seguir certos protocolos para, então, esperar o socorro especializado chegar no local. Nos simulados, principalmente de evacuação, oferecemos todas as instruções necessárias e simulamos uma ocasião parecida para que eles coloquem em prática o que acabaram de aprender”, aborda Rholmer Louzada Júnior, secretário municipal de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos.
“Escolas Seguras, Alunos Resilientes”
O projeto é uma realização da Defesa Civil do município junto com a Secretaria Municipal de Educação e a Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo. A agenda de atividades foi iniciada em março e, desde então, já habilitou cinco instituições. Além da Escola Municipal Irena Sendler, foram contempladas também as unidades Expedito Miguel, na Vila Emil; Marcos Caulino, na Coreia; Ernesto Che Guevara, na Chatuba; e Presidente Castelo Branco; em Rocha Sobrinho. Assim, a previsão é atender uma escola a cada mês.