Ao longo de dois meses, 49 mesquitenses irão agregar conhecimentos sobre prevenção e segurança, como educação no trânsito e combate a princípio de incêndios
Nesta terça-feira, dia 6 de setembro, aconteceu a cerimônia de abertura do projeto Defesa Civil Juvenil em Mesquita. Neste ano, a capacitação será na Escola Municipal Cruzeiro do Sul. Ao todo, 49 jovens mesquitenses passarão cerca de dois meses adquirindo diversos aprendizados, envolvendo conhecimentos de utilidade pública que visam a segurança e o bem-estar social. Nesse número, estão incluídos os alunos do 9º ano da própria unidade, além de outras 15 pessoas da população em geral, que se interessaram e atenderam os requisitos.
Os jovens ocuparam as cadeiras do auditório da escola. Depois, foram chamados ao palco para se apresentarem e contarem o que esperavam do futuro pela perspectiva profissional. “Esse primeiro dia é só pra gente se conhecer mesmo. Porque, nos próximos meses, teremos bastantes encontros. Por isso, é muito importante construir laços de amizade para que eles confiem na gente. Também acredito que, assim, conseguimos trabalhar melhor os assuntos”, relata Marlon Araújo, diretor da Defesa Civil de Mesquita.
As lições serão ministradas duas vezes por semana, sempre às terças e quintas, das 14h às 16h. As aulas normais que aconteceriam nestes dias serão intercaladas para não prejudicar os alunos que participarão do projeto. O encerramento está marcado para o dia 3 de novembro, uma quinta-feira. Nessa ocasião, os participantes terão uma solenidade, onde receberão os certificados de conclusão.

A grade de estudos conta com várias abordagens dentro da temática. “Esses jovens aprenderão sobre primeiros socorros, prevenção de acidentes domésticos, combate a princípio de incêndio, noções antidrogas e educação ambiental. Além disso, serão compartilhadas informações sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, educação no trânsito, infecções sexualmente transmissíveis, entre outras do segmento”, explica o secretário municipal de Mobilidade, Infraestrutura e Serviços Públicos, Rholmer Louzada Junior.
Nesse sentido, as vagas foram preenchidas por jovens de 13 a 16 anos, de ambos os sexos. Para o cadastro, eles tiveram de levar alguns documentos até a escola, incluindo o comprovante de residência em Mesquita e a autorização assinada pelos pais ou por um responsável legal.
Para a diretora-geral da escola, Ana Paula Vitorino, é fundamental que questões como essa sejam tratadas em sala de aula. “O projeto Defesa Civil Juvenil será positivo em vários sentidos para a gente. Os conhecimentos, normas e condutas são importantes não só agora, mas para a vida deles. Inclusive, eu já ouvi histórias de alunos que se destacaram no processo seletivo do programa Jovem Aprendiz, justamente por terem participado dessa formação”, expõe. A Escola Municipal Cruzeiro do Sul funciona em horário e tempo integral, com turmas desde o primário até o 9º ano do Ensino Fundamental. Ela fica na rua Elpídio 132, no bairro Cruzeiro do Sul.