Certificados de conclusão foram entregues em cerimônia na quinta-feira, dia 3, na Praça PEC
Depois de quase dois meses de aprendizado, os alunos que participaram do projeto Defesa Civil Juvenil tiveram uma cerimônia de formatura. A solenidade aconteceu na última quinta-feira, dia 3 de novembro, na Praça PEC, em Santo Elias. Na oportunidade, foram entregues os certificados de conclusão e medalhas de reconhecimento. No total, 48 jovens já podem atualizar o currículo.
Essa é a primeira edição do projeto depois da pandemia. As aulas foram ministradas na Escola Municipal Cruzeiro do Sul. “Tínhamos uma atividade constante no Defesa Civil Juvenil. Mas, por questões de saúde, tivemos de paralisar as capacitações. Agora que as coisas estão melhores, decidimos voltar à ativa. Essa é uma ação indispensável para a sociedade, principalmente na formação de cidadãos conscientes e com resiliência”, garante o diretor da Defesa Civil de Mesquita, Marlon Araújo.
Após o momento do hino nacional, os representantes da Defesa Civil de Mesquita fizeram homenagens a alguns alunos. Os três que mais se destacaram durante a formação subiram ao palco para receber medalhas. Da mesma forma, um símbolo de reconhecimento foi entregue ao jovem que se apresentou como revelação da turma. Entre as figuras de maior destaque estava Chelsea Raíssa, de 16 anos. Estudante do Colégio Estadual Brasil, no Centro da cidade, ela soube da oportunidade e não deixou escapar.
“Gostei muito de participar. Não me arrependo, apesar da minha casa ser um pouco distante de onde aconteciam as aulas. Aprendi bastante coisa e, com isso, quero tentar honrar e preservar minha cidade e, também, meu estado. Além disso, não esperava receber uma das medalhas de recompensa. Fiquei surpresa e feliz”, disse a jovem.

Já o mesquitense Gustavo Carvalho, de 15 anos, foi convidado para fazer as juras de cumprimento dos deveres. “Confesso que fiquei um pouco nervoso. Mas foi legal emprestar minha voz para algo tão importante quanto o juramento. Curti muito fazer parte do projeto e disso”, contou, empolgado.
Processo
As lições eram ministradas duas vezes por semana, às terças e quintas. Para não prejudicar os alunos na grade curricular escolar, as aulas foram intercaladas. Já os assuntos abordados passaram por vários segmentos, visando a segurança e o bem-estar social. Alguns temas eram primeiros socorros, prevenção de acidentes domésticos, combate a princípio de incêndio e educação ambiental, além de educação no trânsito, infecções sexualmente transmissíveis e noções antidrogas.
“É muito gratificante ver o resultado desse trabalho. Com certeza, o conhecimento que adquiriram nesse tempo será fundamental para o futuro deles, algo que nunca mais vão esquecer. Digo isso com base nas turmas já que formamos. Esse feedback é bastante positivo”, explica Rholmer Louzada Junior, secretário municipal de Mobilidade, Infraestrutura e Serviços Públicos. Ele conta que pretende ampliar ainda mais as atividades.
Também marcaram presença no evento a subsecretária municipal de Assistência Social, Nara Cristina Lucena; o coordenador regional da Defesa Civil da Baixada Fluminense, Major BM Geovani Mouta; a superintendente de recursos financeiros da Secretaria Municipal de Educação, Mariana Santos; e representantes da Defesa Civil Municipal do Rio de Janeiro e de Nova Iguaçu.
