Usuários dos CRAS do bairro aprenderam como agir em situações de emergência, como nos casos de temporais
A Defesa Civil de Mesquita, em parceria com o CRAS Rocha Sobrinho, realizou nesta sexta-feira, uma palestra de Noções Básicas de Defesa Civil. A ideia foi promover a ação em formato similar ao de uma roda de conversa, para instruir os usuários da unidade a como agir em uma situação de emergência – principalmente no caso de consequências de temporais fortes, típicos do verão. Além disso, os presentes puderam aprender um pouco mais sobre as principais atribuições da Defesa Civil e como se cadastrar no alerta SMS 40199, para receber os alertas sobre possíveis variações climáticas na região.
Para Marlon Araújo, diretor da Defesa Civil de Mesquita, esse tipo de conhecimento deve ser, na verdade, universalizado e totalmente acessível. “As informações compartilhadas no CRAS Rocha Sobrinho não têm um prazo de validade. Pelo contrário, quanto mais elas foremreforçadas, maior será a capacidade daquelas pessoas para agirem quando ocorreralguma situação de emergência”, salienta.
A palestra foi ministrada pelo agente de Defesa Civil Allan de Andrade. A ideia, agora, é que cada uma dessas pessoas se torne multiplicadora de conhecimentos na área em que vive. “Se cada pessoa que estava ali, aprendendo com nossa equipe da Defesa Civil, conseguir passar uma boa parte do que foi dito para vizinhos, parentes e amigos, teremos cada vez mais pessoas capazes de, em momentos que forem necessários, agir com rapidez e da forma certa”, avalia Rholmer Louzada Junior, secretário municipal de Mobilidade, Infraestrutura e Serviços Públicos de Mesquita.