Palestras fazem parte da 10ª edição do projeto “Escolas Seguras, Alunos Resilientes”, no qual os alunos também aprendem a prevenir e combater acidentes domésticos
Nesta quarta-feira, dia 12 de abril, os alunos do 8° e 9° ano da Escola Municipal Dr. Deoclécio Dias Machado Filho vivenciaram uma experiência repleta de aprendizado e interação. Em conjunto com os funcionários, todos os presentes realizaram um treinamento prático com manuseio dos extintores de incêndio. A simulação é uma parte importante do aprendizado proposto pelo projeto “Escolas Seguras, Alunos Resilientes”, que está movimentando a escola desde segunda-feira, dia 10 de abril, e se encerrará na sexta-feira, 14 de abril, com um grande treinamento com todas as turmas. A intenção é ensinar como lidar e prevenir situações de emergência nos ambientes de ensino.
“Procuramos desenvolver a capacidade de resiliência de alunos, professores e funcionários, por intermédio de palestras e atividades lúdicas que visam a sensibilização e capacitação desses atores da comunidade escolar”, conta o diretor da Defesa Civil de Mesquita e responsável pelo projeto, Marlon Araújo. “Nossa meta é levar esse projeto para todas as unidades escolares de Mesquita”, avisa Rholmer Louzada Junior, secretário municipal de Mobilidade, Infraestrutura e Serviços Públicos.
O programa atua em parceria com a Secretária de Educação e as palestras de combate a princípio de incêndio são ministradas pelo próprio Marlon, junto com o instrutor Márcio Araújo. Durante a semana, os estudantes têm acesso a palestras, treinamentos e simulados de percepção de riscos e como agir diante deles. Os ensinamentos são passados através de atividades interativas, a fim de mensurar o aprendizado dos alunos, e práticas que proporcionam simulações de experiências. Assuntos como educação ambiental, primeiros socorros, prevenção de acidentes por animais peçonhentos e treinamento prático para acidentes domésticos estão entre os assuntos abordados nas palestras.
“O projeto Escolas Seguras, Alunos Resilientes é de extrema importância para preparar nossa comunidade escolar para as possíveis adversidades. Está sendo uma semana muito proveitosa, de muito aprendizado” afirma a diretora da unidade, Olga Marinho Paiva. No último dia do programa, todas as 29 turmas da escola participam de um exercício simulado de evacuação, assim como os funcionários da Escola Municipal Dr. Deoclécio Dias Machado Filho.