Desde conteúdos de história da Defesa Civil a noções básicas de primeiros socorros, ação transforma jovens em agentes multiplicadores
A partir do dia 15 de agosto, estarão abertas as inscrições para o Projeto Defesa Civil Juvenil – Edição 2023, promovido pela Defesa Civil, em parceria com a Secretaria de Educação de Mesquita. A iniciativa capacita jovens de 13 a 16 anos, de ambos os sexos, para atuarem como agentes multiplicadores, com habilidades de percepção e conscientização em situações de emergência e condições adversas. As inscrições poderão ser realizadas na Escola Municipal Presidente Castelo Branco, localizada na Avenida Robert Kennedy, no bairro BNH. O número de vagas para o projeto é limitado e elas seguirão abertas até que 24 participantes estejam inscritos. O horário de atendimento para inscrições é das 9h às 12h.
Para participar, os interessados devem atender aos seguintes pré-requisitos: ser morador do município de Mesquita, ter entre 13 e 16 anos e apresentar os documentos necessários no momento da inscrição, que incluem cópia legível da carteira de identidade ou certidão de nascimento, foto 3×4 atualizada, declaração escolar, comprovante de residência e autorização por escrito dos pais ou do responsável legal. Com o programa, os jovens e adolescentes do município conquistam uma oportunidade de envolvimento ativo na proteção da comunidade.
“Através da educação e do conhecimento, combatemos a ociosidade e afastamos jovens da criminalidade, principalmente aqueles domiciliados ou inseridos nas áreas de risco e vulnerabilidade social, corroborando, assim, para a formação de cidadãos contributivos para a sociedade”, comenta Marlon Araújo, diretor da Defesa Civil de Mesquita.

“Nesse projeto, eles possuem acesso a conteúdos que não são oferecidos na rede de ensino, mas que são importantes para o desenvolvimento dos conhecimentos de defesa e habilidades de percepção de riscos. Esses jovens conseguem vislumbrar um futuro na área, por conta de todo amparo e aprendizado diferenciado que é proporcionado a eles”, afirma o secretário municipal de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos, Rholmer Louzada Junior.