MESQUITA​

atendimento@mesquita.rj.gov.br
0800-2829260 | (21) 2042-3085

SOBRE A CIDADE

Os primeiros cidadãos da área onde está assentado o município de Mesquita foram os índios Jacutingas. A localização, farta de mananciais de água que desciam do Gericinó, proporcionava a formação de belíssimas cachoeiras e ricas florestas. Nos locais baixos, as águas produziam uma bacia hidrográfica e desciam em direção ao rio Sarapuí. Dos índios, infelizmente, sobrou apenas o nome de um dos bairros da cidade: Jacutinga.

A cidade de Mesquita é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro. Sua população em 2010 era de 168.403 habitantes, de acordo com o IBGE. O nome Mesquita é uma referência ao Barão de Mesquita, proprietário das fazendas que hoje compõem a região central da cidade.

A história da cidade ganha um novo capítulo a partir do Movimento Pró-Emancipação. Por volta dos anos de 1950 que surgiram os primeiros pensamentos emancipacionistas, onde Mesquita deixaria de ser o 5º distrito de Nova Iguaçu. Somente em 1987 houve o primeiro plebiscito. Mesquita conquistou sua emancipação no dia 25 de setembro de 1999.

O Brasão de Armas do Município de Mesquita, criado pela Lei nº142 de 17 de Dezembro de 2003 é o primeiro símbolo oficial da cidade.

A Estrela em Chefe representa o município de Mesquita (autonomia, luz própria), ornada de uma Coroa-de-Louros (de origem grego-latina), caracterizando a merecida vitória, após sofrida, mas persistente, batalha, em busca da desejada EMANCIPAÇÃO.

A Roda (dentada), simbolizando a roda do Engenho da Cachoeira, em cujo território, surgiria Mesquita (sede do Município), antecipando-se à Chaminé, representativa das olarias e cerâmicas (atividade implantada à margem direita do traço ferroviário), entre as quais destacou-se a Ludolf Ludolf, exportando telhas francesas; seguindo-se à Caixa D`água, de importantíssimo estabelecimento fabril, conjunto esse simbolizando a Cidade Industrial; a locomotiva da Estrada de Ferro Dom Pedro II / Central do Brasil, representando a Cidade Comercial, fundamental para o escoamento da economia, ligando-se com a Capital do Império; e o conjunto de Elevações, representando o Maciço Gericinó da Chatuba ao Vale do Rio da Cachoeira (Rio ou Canal Dona Eugênia). A cana e a laranja (uma vez, que a produção mesquitense se incluía entre as laranjas preferidas, para o consumo argentino), guarnecendo o escudo, representando as riquezas dos campos do passado da geo-história mesquitense, os anos de 1884 e 1999, respectivamente, indicado o surgimento da Estação Ferroviária (Jerônimo de Mesquita, origem do nome Mesquita) e a data da criação do município de Mesquita.

brasao-de-mesquita

Autor: Prefeito Municipal – Lei nº 222 de 21 de dezembro de 2005.

“Dispõe sobre a criação da Bandeira do Município de Mesquita e dá outras Providências”. A CÂMARA MUNICIPAL DE MESQUITA, por seus representantes legais aprova e eu sanciono a seguinte, LEI: Art. 1° – Fica criada a Bandeira do Município de Mesquita, na forma abaixo, conforme figura 1: “Nas cores verde e amarela, representando as matas e as riquezas do Brasil, respectivamente, com o Brasão de Armas do Município ao centro, sendo: a estrela em chefe, que representa o Município de Mesquita (autonomia, luz própria), ornada de uma coroa de louros (de origem grego-latina), caracterizando a merecida vitória do povo mesquitense, após sofrida, mas persistente batalha, em busca da AUTONOMIA E DA LIBERDADE POLÍTICA DO NOSSO MUNICÍPIO; a roda (dentada), simbolizando a roda do Engenho da Cachoeira, em cujo território surgiria Mesquita (sede do município), antecipando-se à chaminé, representativa das olarias e cerâmicas (atividade implantada à margem direita do traço ferroviário, entre as quais destacou-se a Ludolf&Ludolf, exportando telhas francesas; seguindo-se a caixa d’água de importantíssimo estabelecimento fabril, conjunto simbolizando a Cidade Industrial; a locomotiva da estrada de ferro Dom Pedro Segundo/Central do Brasil, representando a Cidade Comercial, fundamental para o escoamento da economia, ligando-se com a Capital do Império; conjunto de elevações representando o Maciço Gericinó, da Chatuba ao Vale do Rio da Cachoeira (Rio ou Canal Dona Eugênia); a cana e a laranja (uma vez que a produção mesquitense se inclua entre a laranja preferida para o consumo argentino), guarnecendo o escudo, representando riquezas dos campos passados da Geo-História mesquitense; os anos de 1884 e 1999, respectivamente, indicando o surgimento da Estação Ferroviária Jerônimo de Mesquita, origem do nome Mesquita) e a data da criação do Município de Mesquita.

bandeira-de-mesquita
No ressoar de uma feliz memória O coração pulsa forte e avista Passado unido ao futuro na historia A estampar os sinais de conquistas As chaminés das tuas olarias Apontam o sol a trazer novos dias Terra que um dia foi caminho do ouro No Estado do Rio também registrado Como o Engenho da Cachoeira Marcando o brilho de um tempo novo Que ali já nascia indicando que havia uma força sobremaneira Mesquita, nasce em setembro a tua primavera que floresce a esperança Mesquita, na marcha do tempo bela aurora prá ti sempre avança Dos jacutingas guerreiros a herança de carregar a bravura tenaz Um refrigério foste pros tropeiros que descansavam em teus mananciais E desfrutavam em teu tenro seio puros momentos de sonhos e paz Em tuas serras um verde esperança
De um povo que sempre espera Ir colhendo frutos doces de muitas mudanças Lembrando o doce dos canaviais E o destaque ao exportar indo além das fronteiras Com a colheita dos teus laranjais Mesquita, nasce em setembro a tua primavera que floresce a esperança Mesquita, na marcha do tempo bela aurora prá ti sempre avança Celeiro abrigo de muitos artistas que a arte de te exaltar sopre forte Um eterno ar que dê cidadania A uma gente que sempre se importe Com um chão fértil e por quem nele habita Cantando as glórias e tuas conquistas Tu és cidade de um belo passado Estrada de ferro, olarias, laranjas e indústrias nunca sairão Da mente onde estarão ilustrados O esforço, o suor, a determinação Das pessoas da raiz do teu chão
logotipo_prefeitura_branco
 © 2021 | Todos os Direitos Reservados | PMM – Prefeitura de Mesquita | CNPJ: 04.132.090/0001-25
Desenvolvimento:
CCS – Coordenadoria de Comunicação Social
Pular para o conteúdo