Pesquisa aponta de 1.600 pessoas passam, a cada hora, na Rua José Montes Paixão, principalmente pelo trecho a ser beneficiado com o projeto
A subsecretaria municipal de Desenvolvimento Econômico recebeu nesta terça-feira, 10 de setembro, representantes de estabelecimentos comerciais instalados na Rua José Montes Paixão, no Centro de Mesquita. O encontro aconteceu no auditório Zelito Viana, na sede da prefeitura, com o objetivo de ouvir opiniões da categoria sobre o projeto “Ruas Completas”, que visa o conforto dos pedestres na área central.
A iniciativa surgiu nos Estados Unidos e, desde então, tem apresentado um grande sucesso ao redor do mundo. A intenção é aumentar as calçadas, através de pinturas no asfalto, indicando onde o pedestre poderá passar, dando assim mais espaço e liberdade para que a população transite com tranquilidade pela rua central de maior concentração comercial da cidade.
Os comerciantes foram convidados, principalmente, para dar opiniões sobre o projeto. Visto que a iniciativa provoca grandes impactos urbanísticos no trecho e, consequentemente, o aumento do fluxo de possíveis clientes, relatou o subsecretário da pasta, Fabio Baiense.
Baiense explica que, mais do que pinturas, o espaço receberá mais investimentos. “Queremos fazer um espaço bonito e limpo, para que possa também ser utilizado como espaço cultural. Queremos criar uma verdadeira identidade de Centro para a Rua José Montes Paixão”, explica.
Já o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos, Rholmer Louzada Junior, acrescenta que, segundo pesquisa feita na área, pelo menos 1.600 pessoas passam por hora. Ainda segundo ele, esse estudo foi fundamental para a escolha do trecho a ser beneficiado pelo projeto.
Os empresários locais valorizaram a iniciativa em direção ao desenvolvimento do comércio em Mesquita. Representante da Sapataria Gomes, Leandro Alan, por exemplo, falou da importância do projeto ‘Ruas Completas’. “O meu negócio é de família. Eu assumi e tudo que eu tenho, devo a esta loja em Mesquita. Quero ver a cidade crescer”, exalta o empresário.