Secretaria Estadual de Trabalho e Renda avaliou indicadores relativos aos 92 municípios do Rio e Mesquita está entre os seis primeiros da região metropolitana
Desde 2017, o governo municipal vem investindo na geração de empregos em Mesquita. Agora, três anos depois, comprova-se que as medidas tomadas – como, por exemplo, a criação do Balcão de Empregos de Mesquita, a desburocratização do processo de abertura de empresas e a redução e até extinção de taxas – trouxeram resultados concretos. Entre todas as cidades do estado do Rio, Mesquita se encontra na 24ª posição. Já entre a Baixada Fluminense, o município está em quarto lugar, ficando atrás apenas de Duque de Caxias, São João de Meriti e Japeri. Na Região Metropolitana, que compreende 22 municípios do estado, Mesquita figura na sexta colocação. O relatório pode ser acessado clicando aqui.

“Mesquita sempre teve essa característica marcante de cidade-dormitório e isso incomodava a gente. Era preciso desenvolver estratégias que criassem oportunidades de trabalho aqui, para evitar que os mesquitenses tivessem de sair do município para concorrer a vagas em grandes empresas”, lembra o prefeito.
O relatório usa como fonte de dados o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o CAGED, divulgado pelo Ministério da Economia. Apenas 64 municípios do estado do Rio tiveram saldo positivo, ou seja, abriram mais vagas de trabalho formais que o número de demissões realizadas ao longo do ano passado. Com isso, Mesquita se posiciona à frente de cidades como Niterói, Nova Iguaçu, Belford Roxo, São Gonçalo e até a capital Rio de Janeiro, que figura na última colocação.
Grandes empresas em Mesquita
Esse resultado foi possível graças à chegada de novas empresas a Mesquita. Caso, por exemplo, do McDonald’s, que inaugurou sua filial na cidade em 2017, em Juscelino. No ano seguinte, foi a vez do grupo Supermarket abrir um supermercado no município, em frente ao Paço Municipal. No ano passado, mais duas inaugurações movimentaram a economia local, gerando centenas de oportunidades de trabalho: o Assaí abriu uma unidade na Rodovia Presidente Dutra, assim como também um Centro de Distribuição junto; e, no mesmo terreno, hoje funciona a filial mesquitense da Amoedo.
Um ponto importante sobre essas grandes inaugurações que aconteceram na cidade nos últimos anos é que todas elas estabeleceram parceria com o Balcão de Empregos de Mesquita. Trata-se de um software onde são armazenadas as informações sobre candidatos a empregos do município. Quando uma empresa tem interesse em selecionar residentes da própria cidade, ela tem acesso a candidatos encaminhados pela própria prefeitura. Isso, é claro, depois de uma seleção prévia, que cruza os dados das oportunidades com as características dos candidatos. A partir daí, é elaborada uma lista de profissionais aptos à seleção.
“Para participar desses processos seletivos, era preciso entregar o currículo na própria sede da subsecretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Mesquita. Com a pandemia do novo coronavírus, no entanto, entendemos que era necessário modernizar ainda mais esse processo. Então, desde junho estamos aceitando currículos a partir do e-mail balcaodeempregos@mesquita.rj. gov.br”, avisa Glauber Figueiredo, subsecretário municipal de Trabalho de Mesquita.