Na oportunidade, os profissionais puderam conhecer a Agroindústria Familiar de Mesquita, onde frutas são tratadas e transformadas em polpas, além de analisar os processos de produção
Na tarde da última quarta-feira, dia 1º de junho, a Agroindústria Familiar de Mesquita recebeu uma equipe de Agricultura e Pesca de Mangaratiba para uma visita técnica. Os profissionais da Costa Verde puderam conhecer a instalação onde frutas são tratadas e transformadas em polpas, além de analisar os processos de produção.
Para Glauber Figueiredo, subsecretário municipal de Agricultura de Mesquita, os conhecimentos técnicos devem ser compartilhados. “Acredito que, ao dividirmos nossas experiências, acabamos aprendendo também. Através dessa troca, ambos os lados saem ganhando”, opina. Já o engenheiro agrônomo da prefeitura de Mesquita, Fábio Vilas Bôas, visualiza que a atividade é potencializada quando realizada em conjunto: “Precisamos unir forças para crescer. Mesmo que não tenhamos uma ligação produtiva, avançaremos em nossos respectivos territórios para alcançar ótimos resultados”.
Na ocasião, estiveram presentes sete profissionais da Agricultura de Mangaratiba. “Nosso objetivo é mostrar aos nossos agricultores como funciona esse sistema. Por isso, trouxemos eles para aprender mais sobre o potencial de mercado, a aceitação do produto e a geração de renda. Temos uma agroindústria lá no município, mas queremos implementar outros procedimentos para expandir ainda mais a nossa capacidade produtiva”, conta o secretário municipal de Agricultura e Pesca de Mangaratiba, Alex Barbosa.

Produção em Mesquita
Para serem transformadas em polpas, as frutas precisam passar por um processo de tratamento pela Cooperativa dos Produtores Agropecuários de Mesquita (COOPAMESQ). Primeiro, elas são pré-selecionadas e pré-higienizadas para, então, receberem uma solução preparada e exclusiva para a higienização, o hipoclorito. O procedimento leva por volta de 30 minutos para ser realizado. Na próxima etapa, elas são lavadas à máquina, para a retirada do excesso da solução e seleção final, dependendo da fruta a ser despolpada.
Assim, as frutas são despolpadas na sala de produção, passando por um processo de verificação do teor de sólidos solúveis, e, posteriormente, são pesadas, ensacadas e vão para o congelador. Por fim, elas ficam prontas para serem comercializadas.
Agroindústria Familiar
Localizada em Santa Terezinha, a Agroindústria Familiar de Mesquita conta com agricultores cadastrados para efetuarem todo o processo, desde a escolha das frutas à comercialização das polpas. O trabalho acontece na cidade desde 2017. Foi nesse período que o Ministério da Agricultura concedeu o registro ao grupo para comercializar até nove tipos de polpas distintas.