Mesquita é a primeira prefeitura da região a contemplar o programa de aprendizagem e, agora, prepara 30 jovens para funções administrativas
Formar pessoas e transformar vidas. Foi com esse intuito que o projeto Aprendiz Legal foi lançado nesta sexta-feira, dia 3 de junho, na Prefeitura de Mesquita. O evento que oficializou a contratação de 30 jovens mesquitenses aconteceu no auditório e marcou a primeira experiência deles no campo profissional. Assim, como o marco histórico da primeira prefeitura da Baixada Fluminense a realizar o convênio com o projeto.
“Os critérios foram estipulados para atender aqueles que mais precisam. Então, afunilamos para as unidades públicas de ensino. Também pedimos que eles estivessem referenciados em um dos nossos Centros de Referência em Assistência Social e outros tópicos que pudessem nos ajudar a identificar esses jovens, que agora vão ter a carteira assinada, com todos os direitos trabalhistas”, esclarece o secretário municipal de Governança, Fábio Baiense.

O processo seletivo começou ainda em abril de 2022. Pela internet, mais de 800 jovens se inscreveram para a oportunidade, que surgiu de uma parceria entre o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e a Prefeitura Municipal de Mesquita. Desses, 60 meninos e meninas, de 16 a 19 anos, que estavam matriculados em uma unidade pública de ensino e referenciados em uma unidade de Assistência Social do município, foram escolhidos para a fase de entrevistas. Do total, 30 foram selecionados para participar, efetivamente, do projeto Aprendiz Legal de Mesquita.

Isso possibilitou que pessoas como Wenderson Vinicius dos Santos fossem escolhidas para o projeto. Ele e mais 29 jovens passarão por um treinamento no próprio CIEE, que durará 36 dias. Com a capacitação, então, poderão atuar na Prefeitura de Mesquita em áreas administrativas. Emocionado, ele ficou sem palavras enquanto dava seu depoimento durante a cerimônia. Mas a mãe do jovem também fez questão de falar aos presentes o quanto isso será transformador para a família.
“Nossa felicidade foi imensa quando ele chegou em casa e anunciou que tinham ligado para ele. Estamos passando por tempos difíceis e pedi muito para o Senhor que desse uma oportunidade de emprego ao meu filho, para que saíssemos do estado em que estávamos. E, agora, isso vai ser possível”, testemunhou Cristiane dos Santos.
Prefeitura pioneira na Baixada Fluminense

Mesquita é a primeira prefeitura da Baixada Fluminense a contemplar esse projeto de aprendizagem do CIEE. “Nós começamos a estruturar esse projeto há mais ou menos um ano. Isso para que pudéssemos, então, dar a oportunidade para os jovens que estão buscando o seu lugar no mercado de trabalho. Para transformar histórias. Assim, a gente modifica a vida dessas famílias”, explica a supervisora regional do CIEE-RJ, Monique de Sousa.
A seleção foi toda feita em parceria com o CIEE, garantindo a imparcialidade durante o processo. E, ainda segundo a supervisora, poderá servir como modelo para outras prefeituras que optarem por seguir o exemplo de Mesquita.
Antes de começarem efetivamente suas tarefas na prefeitura, os jovens passarão por capacitação no prédio do CIEE, em Nova Iguaçu. Depois disso, serão admitidos em seus cargos referentes a ocupações administrativas, adquirindo conhecimentos como ética, cidadania, educação financeira e outros.