Agentes do município e de Nilópolis ouviram sobre o CTB e dicas de conduta no trabalho
A presença de uma autoridade no trânsito faz diferença. É o que defende o Conselho Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (CETRAN-RJ), que esteve em Mesquita nesta terça-feira, dia 11 de janeiro, para uma palestra direcionada aos agentes de trânsito do município e de Nilópolis. Durante o dia, foi debatido o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), além de maneiras de conduzir pedestres e motoristas.
“É importante que nós possamos fazer essa integração. Quando um órgão como o CETRAN vem até Mesquita, ele não está ajudando a melhorar o desempenho apenas da nossa cidade, mas também de outros municípios que vão se beneficiar com o bom trabalho dos nossos agentes”, explica o Secretário Municipal de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos, Rholmer Louzada.
Para auxiliar no evento, estiveram presentes, em Mesquita, o presidente do CETRAN-RJ, Biracy Sá Valdez; o vice-presidente do órgão, Augusto Lima; e o consultor Delfim Netto. Um dos pontos abordados pelo consultor foi a importância de manter a postura, a conduta e a técnica durante o período de trabalho. “O agente tem de estar sempre visível na via, porque apenas a presença dele já muda o comportamento do condutor. Então, quando ele está uniformizado, arrumado e sem grandes adereços, passa uma confiança maior aos pedestres e motoristas. Por isso, acaba sendo mais respeitado”, explica Delfim.
Ele evidenciou, também, questões como a necessidade de manter a maturidade frente a situações difíceis. Focando, ainda, na funcionalidade da comunicação com os usuários. Tudo isso, visando construir municípios ainda mais fortes. “Uma vez que o CETRAN tenha a competência da municipalização do trânsito, não quer dizer que a cidade deverá seguir sozinha. Ao contrário, nosso órgão quer estar envolvido nessas relações para trabalhar na redução de acidentes”, garante Biracy. “Afinal, nós entendemos que um município forte é um Estado forte”, finaliza.