Defesa Civil e Assistência Social fazem vistorias nos bairros e residências para oferecer ajuda a moradores que tiveram suas casas alagadas
Diversas equipes da Prefeitura de Mesquita estão trabalhando em ação conjunta, desde a noite da última segunda-feira, dia 8 de abril, para ajudar as famílias que foram prejudicadas pelo forte temporal que afetou diversas cidades do estado do Rio de Janeiro. Em Mesquita, as atenções ficaram voltadas especialmente para o bairro da Chatuba, onde foi registrado o maior índice de ruas alagadas do município.
De acordo com o secretário municipal de Obras, Serviços Públicos, Defesa Civil e Transporte e Trânsito, Rholmer Louzada Junior, só na terça-feira, dia 9 de abril, foram retiradas 144.610 toneladas de lixo e entulhos em pontos críticos da cidade. Deste total, 38.310 toneladas saíram do bairro Coreia, 63.980 do Centro e 42.320 toneladas de Edson Passos. Esse material foi levado pelas enxurradas até essas regiões. A forte chuva fez o Rio Sarapuí transbordar, provocando alagamentos nas imediações, ocasionando bloqueios em vias principais e secundárias.
Recentemente, a prefeitura de Mesquita retirou 250 toneladas de lixo do leito do Sarapuí. Muito embora o trecho que divide os municípios de Mesquita e Nilópolis seja de responsabilidade do estado, a prefeitura tomou essa iniciativa. “O Estado disse que não dispõe de máquinas e ainda depende de licitação para isso”, frisa Rholmer Junior.
Resgate
Na Chatuba, foram realizados dois resgates de moradores, sendo que outros dois se negaram a deixar suas residências, mesmo estando completamente alagadas. As ações no bairro foram coordenadas pela subprefeitura, sob o comando do subsecretário Moisés Ramos, e contaram com a atuação de 20 agentes da Defesa Civil, quatro viaturas e um bote salva-vidas. Vistorias foram realizadas nos rios dos bairros Cosmorama, Conjunto Tetra Campeão, Vila Emil e Vila Norma e constatou-se que os níveis estavam de normal a elevado. Somente no Sarapuí ocorreu o transbordamento. As ações permaneceram até às 21h do dia 09.
Vistorias em áreas com histórico de incidentes
Também foram feitas vistorias em lugares com históricos de desbarrancamento. Como a Rua Guaraúna e Travessa do Socorro, em Santa Therezinha; Rua Araripe e Rua José Dias Guimarães, na Coreia; na Rua Alba, na Chatuba; na Rua Manuel Pereira Reis, em Edson Passos; e nas ruas Caimirim e Japuíba, no Alto Uruguai. Vistorias solicitadas pela subprefeitura da Coreia já estão sendo feitas a partir desta quarta-feira, dia 10. Também nesta quarta-feira, em conjunto com o CRAS da Chatuba, agentes da Defesa Civil permanecem verificando 23 pedidos de vistorias em residências, para avaliar condições estruturais e oferecer atendimento social aos moradores afetados.
Ação e pontos de coleta
“Nossa equipe esteve, durante toda a terça-feira, no bairro da Chatuba. À noite, ficamos de plantão no abrigo de idosos, situado na rua Júpiter. Atendemos 25 famílias que estavam preocupadas, pois perderam os documentos. Todas foram encaminhadas para o CRAS. Continuamos de plantão no CRAS, no abrigo dos idosos e no Centro da Chatuba, para atender as demandas dos moradores. Precisamos de doação de material de limpeza, pois o alagamento trouxe muita sujeira para as residências. E de alimentos para essas famílias. O governo municipal tem dado suporte e nós continuaremos aqui, à disposição”, pede Cristina Quaresma, secretária municipal de Assistência Social de Mesquita. O CRAS Chatuba fica na Rua Adolfo de Albuquerque 398. O Abrigo Adulto está localizado na Rua Júpiter 785 e 787, em Santa Terezinha. E o plantão da Assistência Social está ainda na Rua França Leite, no número 155.
Aulas suspensas na terça-feira
As aulas das escolas municipais de Mesquita foram suspensas na terça-feira, voltando ao normal na quarta-feira. “Na Chatuba, as unidades que ficam perto do rio Sarapuí tiveram a situação mapeada por suas respectivas diretoras, de forma individual, para verificar as condições de limpeza e entender o que é preciso ser feito para restabelecer, o mais rápido possível, o funcionamento normal”, explica Lúcia Maria Leone Teixeira, subsecretária municipal de Educação de Mesquita.
Resgate de cachorro

Agentes do Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal de Mesquita resgataram nesta quarta um cachorro. O bicho estava dentro do rio D. Eugênia, em trecho localizado no Centro da cidade. O resgate aconteceu durante a manhã. Não se sabe se o animal caiu ali em função do temporal da última segunda-feira.