Profissionais participaram de treinamentos de primeiros socorros e combate a princípio de incêndio, além de uma palestra sobre a educação no trânsito
Na semana passada, a Escola Municipal Governador Roberto Silveira, em Edson Passos, foi palco para a formação da equipe do Transporte Escolar de Mesquita. Em dois turnos, os profissionais receberam capacitações de Noções Básicas de Primeiros Socorros e de Combate a Princípio de Incêndio, além de uma palestra sobre a Educação no Trânsito, para evitar infrações. A ação aconteceu duas semanas antes do início do ano letivo nas escolas do município, que será em 7 de março.
Ao todo, 16 profissionais, envolvendo monitores e motoristas, participaram da atividade. No final, eles ainda receberam certificados de participação. “Muitas crianças não têm fácil acesso às escolas, por morarem longe ou por não conseguirem se deslocar devido a limitações físicas. Nossa função é acolher esses alunos, simplificando o trajeto deles até a escola e, depois, de volta para casa”, conta Raquel Balieira, responsável pelo Transporte Escolar de Mesquita.

Saúde e segurança
Para o diretor da Defesa Civil de Mesquita, Marlon Araújo, a precaução com a saúde e a segurança é sempre necessária. “Nunca sabemos quando um caso de princípio de incêndio pode acontecer ou quando teremos de prestar primeiros socorros. Por esse motivo, é importante estarmos preparados para qualquer situação“, diz ele, que ministrou a palestra de Combate a Princípio de Incêndio junto com o agente Márcio Araújo. Já o treinamento de Primeiros Socorros foi realizado pelo enfermeiro Eric Couto.
Ainda nesse sentido, o secretário municipal de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos de Mesquita, Rholmer Louzada Junior, acrescenta que a ação se faz ainda mais necessária para o grupo em questão: “Quando trabalhamos com crianças, temos de dobrar a atenção, para oferecer a elas toda assistência possível e necessária“.

Educação no trânsito
Enquanto isso, na parte da tarde, foi a vez do grupo responsável pela Educação no Trânsito da cidade compartilhar o conhecimento. “Nas vias públicas, a importância da segurança não é diferente. De todo modo, estamos lidando com vidas. E é obrigação de todos, principalmente de quem está atrás do volante, se importar com o próximo”, destaca o chefe do setor de Educação para o Trânsito de Mesquita, Rodrigo Cesário.
Transporte Escolar
O serviço de Transporte Escolar atende 16 escolas e duas creches do município, o que equivale a cerca de 360 alunos. Os veículos seguem rotas pré-estabelecidas, que respeitam listas com as localidades de cada aluno, buscando em pontos e horários marcados e, depois, levando de volta. Em casos específicos, quando o responsável não comparece ao ponto, por exemplo, a equipe retorna com a criança para a escola e tenta o contato com ele. Os alunos da creche, no entanto, embarcam nos transportes acompanhados dos responsáveis.
Para preservar a saúde dos alunos e da equipe do transporte, os ônibus são higienizados a cada turno. “Fazemos constantemente a limpeza dos bancos com materiais de limpeza. Além disso, cada veículo conta com dispensers de álcool em gel, e utilizamos termômetro para aferir a temperatura de todos que embarcam“, explica Raquel Balieira.